O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de São João del-rei tem como objetivo gerai a capacitação de recursos humanos capazes de gerar e disseminar conhecimento por meio de projetos de pesquisa e docência em instituições de ensino superior. (Guia do mestrando PPGCC)

O programa tem como objetivos específicos:

  • Fomentar a criação de um núcleo de pesquisa capaz de desenvolver projetos de pesquisa em Ciência da Computação nas linhas de Otimização e Inteligência Computacional, Sistemas de Software e Informação e Computação Distribuída e de Alto Desempenho
  • Proporcionar avanços tecnológicos, sociais e econômicos em Ciência da Computação, no âmbito da mesorregião das Vertentes, e nos âmbitos nacional e internacional.
  • Aprimorar a qualificação de recursos humanos da área de Ciência da Computação, tornando-os capazes de ocupar posições estratégicas em instituições industriais, governamentais e acadêmicas.
  • Formar profissionais capacitados para a pesquisa com qualidade e docência no ensino superior (em nível de graduação ou pós-graduação, Lato Sensu ou Stricto Sensu) e técnico, sempre incentivando a colaboração dos mesmos com grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
  • Estabelecer projetos de pesquisa em cooperação com diferentes instituições de ensino superior e de pesquisa a nível internacional, nacional e, principalmente, regional.

Espera-se dos egressos um solido preparo para desempenhar com excelência pesquisa, desenvolvimento e inovação em Ciência da Computação. Os egressos estarão aptos a gerar novos conhecimentos, atuar em atividades técnico-científicas em empresas de base tecnológica, conduzir projetos de investigação científica e exercer atividades de docência, seja no Ensino Superior (graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu), ou no ensino tecnológico e profissionalizante, bem como, aptos a realizar um Doutorado e continuar sua capacitação como pesquisador em Ciência da Computação.

Guia Mestrando
Leia nosso Guia Completo Guia do mestrando PPGCC