Ensino

A estrutura curricular do Mestrado é constituída de unidades curriculares Obrigatórias e Optativas; do Projeto de Dissertação de Mestrado e do Estágio em Docência.

Os planos de ensino das disciplinas do PPGCC podem ser encontradas aqui.

Unidades Curriculares Obrigatórias:

São unidades curriculares básicas que o aluno deve cursar obrigatoriamente no curso. Essas disciplinas tratam de aspectos referentes a conhecimentos básicos em Ciência da Computação que garantam ao egresso uma base sólida de formação em Computação. Os alunos deverão cumprir 12 créditos em disciplinas obrigatórias, listadas abaixo.

  • Projeto e Análise de Algoritmos (4 créditos)
  • Banco de Dados (4 créditos)
  • Redes de Computadores (4 créditos)
  • Teoria da Computação (4 créditos)

Unidades Curriculares Optativas:

Estão relacionadas às especificidades das linhas de pesquisas propostas, visando garantir o caráter dinâmico do curso. Cada Unidade Curricular Optativa contabiliza 4 créditos. Os alunos deverão cursar um total de 8 créditos em disciplinas optativas, as quais deverão ser definidas, pelo aluno em conjunto com seu orientador, entre as disciplinas específicas da Linha de Pesquisa escolhida.

Linhas de Pesquisa:

  • Pesquisa Otimização e Inteligência Computacional
  • Sistemas de Informação
  • Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho

Para conhecer mais sobre as linhas de pesquisa, clique aqui.
Para conhecer a lista de disciplinas do PPGC, clique aqui.

Estágio em Docência:

Além dos créditos acima mencionados, prevemos a atividade acadêmica Estágio em Docência, que valerá 2 créditos para o discente.

Projeto de Dissertação de Mestrado:

Após a conclusão dos créditos o aluno deverá, obrigatoriamente, matricular-se na disciplina Projeto de Dissertação de Mestrado a cada semestre até a conclusão do Curso. Projeto de Dissertação de Mestrado corresponde à unidade curricular cursada durante o processo de desenvolvimento da dissertação em que não é atribuído crédito.