Procedimentos – Defesa

De acordo com o Art. 45, do Regimento Interno do PPGCC, a Dissertação de Mestrado deverá basear-se em trabalho de pesquisa e revelar domínio do tema, da metodologia e da literatura relevante, bem como capacidade de sistematização e de independência de pensamento por parte do discente.

O PPGCC recomenda ao discente a leitura cuidadosa do Capítulo VII – Da Dissertação e da Banca Examinadora, do Regimento Interno do PPGCC.

Inclusive, recomenda-se a leitura atenta do roteiro abaixo. A maioria dos procedimentos iniciais dependem dos alunos e dos orientadores. Seguir as orientações permitirá que todo o processo transcorra com maior eficiência.


Solicitação da Defesa

O discente deve preencher o Formulário de Solicitação, e enviar para a secretaria devidamente assinado.

Vale lembrar que o discente deve ter cumprido todos os requisitos estabelecidos no Regimento Interno do PPGCC. Em caso de dúvida, o discente deve solicitar a verificação completa de sua situação acadêmica à secretaria. Também, eventuais coorientações devem estar devidamente aprovadas pelo Colegiado do Programa.

Composição da Banca Examinadora

  • Orientador(a) – Presidente
  • 1 membro titular externo ao PPGCC
  • 1 membro titular interno ou externo ao PGGC
  • 1 membro suplente

Espera-se que o orientador realize um primeiro contato com os indicados para a Banca Examinadora. É importante neste momento certificar-se da disponibilidade de participação no dia e hora combinados.

Entrega dos Exemplares

Cabe ao discente a responsabilidade de reproduzir e entregar um exemplar da sua dissertação para cada membro da Banca Examinadora. Além disso, um exemplar digital deve ser entregue na secretaria do PPGCC com prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes da data marcada para a defesa.

A dissertação deve ser redigida seguindo o padrão do PPGCC. É importante verificar se as páginas estão na ordem correta e se não há frases, figuras e tabelas fora da margem.

Vésperas da Defesa

As vésperas da defesa o discente deve procurar a secretaria para obter informações sobre o uso da sala onde ocorrerá a defesa.

É de responsabilidade do discente a produção da Folha de Assinaturas, e é de responsabilidade do orientador coletar na secretaria do PPGCC a documentação para a defesa (ata, certificados de participação, etc).

Após a defesa

Conforme o Regimento Interno do PPGCC, o discente deve entregar uma cópia da versão final da dissertação aprovada, impressa e encadernada, assim como também deve enviar por email (ppgcc@ufsj.edu.br) uma cópia digital para a secretaria do programa. A entrega deverá ser realizada, em até 30 (trinta) dias, impreterivelmente, a partir de sua aprovação final.

O aluno deve enviar também a comprovação da quitação das obrigações junto à Biblioteca Universitária.

Encadernação

O aluno deve entregar a versão final da dissertação aprovada, impressa e encadernada em capa dura na cor preta.

Informações que devem estar contidas na capa, na ordem:

  • Nome da Instituição: Universidade Federal de São João del-rei
  • Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
  • Nome do discente
  • Título
  • Local / Data

Obs.: É sugerido o uso do tamanho 14 para fonte na Capa.

Ficha Catalográfica

A solicitação da Ficha Catalográfica deverá ser feita pela web no site da Biblioteca, através do link:
www.dibib.ufsj.edu.br/wordpress/index.php/servicos/ficha-catalografica

A Ficha Catalográfica deve aparecer na versão final da dissertação após a Folha de Rosto

Agradecimentos

Pedimos uma atenção especial àqueles que receberam bolsas, de que cumpram os requisitos específicos de agradecimento e citação da bolsa recebida.